Comprovação de Bens e Imóveis

Conseguir encontrar bens e imóveis perdidos pelas mais diversas razoes possível, morte na família, esquecimento de documentos, e até mesmo compra sem os documentos necessários pode ser uma dor de cabeça.

Para quem tem interesse procurar bens e móveis, que possivelmente estão perdidos, podem contratar pessoas especializadas no serviço, entre eles até mesmo detetives particulares podem auxiliar.

Isso porque em alguns casos é necessário uma investigação, pois a busca de busca de bens é um tipo de certidão fornecida por cartórios de registros de imóveis.

No Brasil, o nome desta certidão pode variar para negativa de propriedade, negativa de bens ou certidão de propriedade positiva ou negativa, pesquisa de bens; entretanto, apesar da variação o objetivo da certidão é o mesmo para todos os cartórios de registro de imóvel brasileiros.

Esta busca de bens é realizada em cartórios, por exemplo, se você não faz ideia de onde está esse documento, o detetive terá que recorrer a dados históricos de sua família, verificar cidade por cidade, cartório por cartório para poder verificar se há algum tipo de registro de certidão. Já que todos os registros são encontrados nos livros do cartório de registro de imóveis que a pessoa deseja e pode ser feita em nome de pessoa física ou pessoa jurídica.

Como funciona o cartório

O cartório de imóveis recebe a solicitação para iniciar o processo de procura de bens imóveis em seus arquivos, depois de realizarem as buscas e estas estarem finalizadas, é elaborado um documento para a parte interessada formalizando a existência ou não de imóveis registrados em nome do pesquisado, seja do próprio ou de algum familiar.

Este documento chama-se de certidão de busca de bens e na inexistência dos imóveis, a certidão formaliza que nada consta naquele cartório. O detetive irá realizar e buscar esses documentos. Se a busca localizar os imóveis registrados em nome do pesquisado, pode ser emitida a matrícula do imóvel atualizada contendo as informações do imóvel, e, até mesmo, um informativo contendo os dados da pesquisa. Com esses documentos em mãos é possível realizar a compra e venda, financiamentos, apresentação de inexistência de bens ou demais situações que seja solicitado comprovação de existência ou não de imóveis.

Por isso, um detetive particular pode ser uma opção barata e de fácil dialogo, pois ele conhece os tramites legais e como realiza-los, para que essa busca seja feita de forma rápida e segura.