Contra Espionagem Industrial

Hoje em dia cada vez mais empresas vem tendo um aumento expressivo em seus prejuízos e essas mesmas empresas muitas vezes não conseguem entender onde houve a falha, o que ocorre na maioria das vezes é que essas empresas, principalmente no ramo industrial vem sofrendo uma grande espionagem por suas maiores concorrentes que utilizam até mesmo infiltrar pessoas como funcionários para conhecer os seus mais evoluídos sistemas e até roubar ideias e arquivos sigilosos. A espionagem é responsável pela perda de grandes negócios da indústria e também faz com que a empresa perca contratos e clientes importantes para sua sobrevivência.

Pensando nisso e de que forma se proteger muitos empresários procuram detetives particulares para de fato confirmar se realmente estão sofrendo uma espionagem é o que chamamos de contra-espionagem. O trabalho dos detetives é fazer uma investigação minuciosa e sigilosa para confirmar se realmente há a espionagem de alguma companhia e se necessário fazer o levantamento de provas, e ajudar a empresa a criar mecanismo que possa protege-la desse tipo de ação. É sempre bom investir nos serviços de proteção de redes, de computadores e também sistemas de ação contra terceiros.

Ferramentas utilizadas na investigação

Um detetive pode ter acesso a diversas informações durante uma investigação de espionagem e para isso utiliza algumas ferramentas que irão auxilia-lo.

  • São utilizadas câmeras fotográficas;
  • São utilizadas câmeras filmadoras;
  • São utilizadas escutas;
  • Também sãos utilizados softwares espião;
  • São utilizados microfones;
  • Camuflagem;

Essas são ferramentas utilizadas em qualquer investigação pelos detetives e provavelmente que estiver espionando uma empresa também está utilizando essas mesmas ferramentas.

Algumas dicas para escapar da espionagem

Como sabemos a espionagem industrial, comercial está cada vez mais presente nas empresas e muitas sem precisar de pessoas infiltradas, afinal hoje em dia tudo ou quase tudo fica conectado pelas redes e assim facilita o serviço de espionagem, algumas dicas que podem evitar esse tipo de espionagem são:

  • Mude o sistema operacional, um muito utilizado para dificultar a espionagem é o Linux Mint Debian Edição;
  • No smartphone escolha outro Android além do google Android ou Google play;
  • Alterar o navegador alternativo;
  • Tenha cuidado com videoconferências e teleconferências;

Essas são apenas algumas dicas para se prevenir contra a espionagem seja ela pessoal ou empresarial. Hoje em dia é preciso ficar sempre alerta aos primeiros sinais de espionagem, pois eles não ocorrem apenas por redes quando há realmente interesse de outra empresa em saber tudo sobre a sua concorrência, utilizam até mesmo de pessoas infiltradas para conhecer cada movimento interno da empresa espionada, é sempre bom ficar alerta e nos primeiros sinais, tomar medidas para se proteger e proteger sua empresa.