Contra Espionagem Pessoal

Defenda-se dos espiões

Os avanços da tecnologia trouxeram e ainda trarão muitos benefícios para a humanidade. A medicina e a ciência caminham frequentemente para descobertas que ajudarão as pessoas a prolongarem e a facilitarem suas vidas. Mas é bom salientar que certos avanços podem trazer diversos incômodos, quando utilizados de maneira inapropriada na intenção de prejudicar as outras pessoas.
Recentemente uma curiosidade envolvendo Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, rodou as redes sociais. Ele aparecia em uma foto na sede do Facebook e atrás era possível ver seu computador com uma fita na área que fica a câmera da webcam, muitos profissionais da área comentaram que essa tática serve para se proteger de ações de espiões ou dos hackers, que utilizam a webcam para ter acesso às senhas, dados pessoais e qualquer informação que julguem pertinente.

Para auxiliar o combate desse tipo de ação, muitos desenvolvedores e profissionais reúnem esforços para criar maneiras de impedir a espionagem. Seja através de softwares de proteção ou de equipamentos que detectam a presença de intrusos e recursos utilizados para espionar. Nas lojas online esses produtos podem ser encontrados sem muito problema. Um exemplo deles é o Detector Óptico, esse aparelho permite que seus donos achem câmeras que possam estar escondidas. Ele foi desenvolvido para detectar sinais de Wi-Fi, VHF, UHF, GSM e GPS, e seus fabricantes garantem que a proteção se estende para qualquer dispositivo que se encontra no mercado de investigação

Muito além da espionagem empresarial

É conhecida a prática de espionagem no mundo dos negócios, algumas empresas com intenções questionais possuem tecnologia e pessoal empenhados para obter informações de maneira ilegal de transações de suas concorrentes. Seja para atrapalhar as negociações ou para roubar as ideias e estratégias alheias.
Outro campo que se especula espionagem é entre os governos de alguns países, concentrados principalmente nas grandes potências mundiais. As informações são um grande indicador de poder, saber se há possibilidade de inícios de conflitos e até exploração de recursos naturais de um país para outro pode antecipar as represálias. A área de estudo de bombas atômicas ainda assombra muitos debates, pois já é sabido o quão destruidor essa tecnologia pode ser. Para combater essas investidas de espionagem, alguns países possuem agências de inteligência dedicadas a coibir este tipo de ação. E mais uma vez a tecnologia auxilia no combate da própria tecnologia, com o intuito de defender os interesses da contraespionagem.