Dossiê Civil

A criação de um dossiê civil pode ocorrer de diversas maneiras. Qualquer pessoa que queira criar uma pasta com os arquivos que conseguir reunir de alguém fará, na prática, a criação de um dossiê civil. Pode-se pensar em muitas aplicações em que essa reunião de informações pode ser útil.
No caso de terrorismo, por exemplo, os suspeitos de cometerem atos que colocam em risco a vida de outras pessoas, a própria vida e a integridade das instituições podem ser monitorados pelos órgãos responsáveis sem ter nenhum tipo de acusação legal. Isso já ocorre através de monitoramento de redes sociais, muitos grupos terroristas utilizam esse espeço para recrutar pessoas e anunciar autoria de algum ataque. Centros destinados ao combate do terrorismo trabalham em conjunto com profissionais da ciência da computação para buscar e criar recursos para combater o terrorismo, identificar usuários e verificar como se dá o recrutamento.

O dossiê civil também pode ser útil para captura de criminosos, uma vez que haja a reunião de documentos que possam comprovar os delitos denunciados. No Brasil é bastante comum ouvir nos noticiários que dossiês que comprovam determinada atividade ilícita foi entregue as autoridades, principalmente em casos de denúncias de corrupção em empresas estatais e no próprio governo. Comprovantes de depósitos, cópias de e-mail, bilhetes, planilhas e até conversas através de redes sociais. O que realmente importa é dar meios para trazer a verdade à tona. É evidente que nenhum indivíduo será penalizado sem ter o direito de se defender, ao menos é isso que a constituição brasileira prevê.
Mas o dossiê não é usado apenas para incriminar uma empresa ou uma pessoa, ele também pode ser útil para a criação de uma obra literária. Os escritores de biografias, por exemplo, utilizam dossiês para reunir documentos que auxiliem a criação do conteúdo que será publicado. Relatos das pessoas que conviveram com o personagem, fotos, declarações, vídeos, cartas e tantas outras maneiras de criar um arquivo que possa dar uma ideia de quem aquela pessoa foi.

O que configura um dossiê?

O dossiê é a reunião de documentos que possam comprovar que algo ocorreu, que traz dados da vida das pessoas como cópias de documentos pessoais, certificados e diplomas. Ou ainda o dossiê pode ser em relação a uma instituição, nesse caso trará informações de cunho legal e administrativo. Basicamente é a reunião de provas e documentos relevantes para se comprovar algo.