Dossiê Empresarial

A formulação e a posterior apresentação de um dossiê empresarial é um dos pontos mais importantes na hora da apresentação da empresa para clientes e parceiros. Nele, o responsável deve destacar todo o planejamento estratégico da firma que representa, desde o básico como a visão da empresa até as realizações que obtiveram sucesso até então.
O primeiro passo é organizar os tópicos e temáticas que o dossiê conterá, pensando desde a fundação da empresa e seus objetivos iniciais até o presente momento, sempre com uma linha norteadora coerente com o que está sendo dito no documento. É recomendado iniciar o dossiê com a missão, visão e valores da empresa, e a partir desta, destacar o plano operacional, contendo os passos diários das atividades dos funcionários (de todos os níveis) e dos diferentes setores.
É essencial em um dossiê empresarial a apresentação do portfólio de serviços que a empresa possui. O detalhamento, direto e consistente, das atividades principais é o bloco principal de conteúdo do documento. Se já houver uma relação com clientes, é positivo a sua menção para demonstrar confiabilidade ao leitor, identificando a empresa como segura para realizar os negócios desejados.

Dados relevantes

É Importante frisar a competitividade no mercado no qual ela atua, assim como a formação e competência de seus funcionários. É necessário mostrar a preocupação com a evolução dos conhecimentos adquiridos pela empresa através de conexões com centros de pesquisas e sua constante atualização em cursos e aprimoramento de pessoal.
Dependendo do caso, o detalhamento financeiro também se faz presente. A lucratividade da empresa, a importância desta com o ramo envolvido e as projeções e objetivos em curto, médio e longo prazo nesse segmento. É importante destacar o planejamento efetivo da administração financeira, de modo que deixe claro a organização em torno da previsão das necessidades do dia a dia da empresa e o monitoramento de seu desenvolvimento como um todo. Existem ameaças ao bom funcionamento? Quais as oportunidades estão disponíveis para o interessado? Todas essas questões podem ser essenciais em tal documento empresarial.
O equilíbrio entre o fornecimento de informações e a síntese eficiente faz toda a diferença na redação do dossiê empresarial. Seguindo sempre a coerência entre as partes do documento, o objetivo final de prender a atenção do leitor e passar confiança é mais fácil de ser alcançado. A redação deve ser clara e objetiva para o entendimento de qualquer pessoa.